A Carmona Soluções de Engenharia acaba de disponibilizar um aplicativo grátis a todos os profissionais da área interessados em calcular a previsão de vida útil de estruturas de concreto.

Denominado Carambola, o programa educacional foi desenvolvido pelo eng. Thomas G. Carmona e trata-se de uma calculadora de vida útil que pode ser acessada pelo TQS Store ou pelo Google.

O aplicativo permite calcular a vida útil de estruturas de concreto quanto à carbonatação pelo método probabilista simplificado de CARMONA & HELENE 2005, vida útil em função penetração de cloretos pela 2ª Lei de Fick, desenho de perfis de concentração de cloretos no concreto em função da profundidade, além de permitir cálculo de coeficientes de difusão em função de dados de perfis de cloretos de estruturas existentes.

O objetivo da iniciativa do desenvolvimento de tal programa é facilitar o trabalho dos engenheiros projetistas de estruturas no momento de prever a vida útil das estruturas de concreto e propagar tal conhecimento aos profissionais da área.