O eng. Tiago Carmona marcou presença no IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, que aconteceu de 18 a 20 de maio de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), e recebeu mais de 300 participantes e dezenas de palestrantes vindos do Brasil e do Exterior (Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos).

Organizado pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), o evento ressaltou as diversas intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro que estão capacitando-a para receber, em breve, os Jogos Olímpicos.

Toda a temática proposta do Congresso, de projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de Pontes, Estádios, Edifícios, Indústrias, Metropolitanos, Portos, Barragens, Plataformas Offshore, Aerogeradores e Fundações foi motivo de apresentações técnicas, tanto nas Conferências Principais, como nos Trabalhos Técnicos.

Foram apresentadas 18 Conferências no Salão Principal, incluindo duas mesas-redondas, uma sobre o Parque Olímpico do Rio, organizada pelo eng. João Luis Casagrande, e a outra sobre o Processo de Desenvolvimento de Projetos no Brasil e na Europa, coordenada pelo eng. Júlio Timerman. Em paralelo, em duas outras salas, foram apresentados 84 trabalhos técnicos.  Após o Congresso, no dia 21 de maio, foi realizada uma visita técnica ao Museu do Amanhã, conduzida pelos projetistas de sua estrutura, engenheiros Flávio D’Alambert e Fabrício Tardivo.