A concepção estrutural de um viaduto em arco, as causas e consequências de uma escolha equivocada do sistema de tirantes utilizado (que levou a ruína praticamente total do tabuleiro), as ações emergenciais para evitar sua ruína total, a interdição de uma obra de mesmas características, seu reforço, prova de carga e colocação em serviço foram os principais tópicos abordados pelo eng. Dr. Antonio Carmona Filho.

Palestrante convidado a participar do CONPAT-2017 - XIV Congresso Latino-Americano de Construcción/XVI Congreso de Control de Calidad en la Construcción, ele marcou presença no evento, que aconteceu de 18 a 21 de setembro de 2017, em Assunção, no Paraguai.

Importante fórum para divulgar as mais recentes tecnologias empregadas para a reabilitação e reforço das estruturas, com a apresentação de casos e estudos sobre o tema, o CONPAT é promovido pela ALCONPAT - Associação Latinoamericana de Controle da Qualidade, Patologia e Recuperação das Construções, entidade da qual o Dr. Carmona é um dos fundadores.