Representantes e integrantes do Programa Nacional de Redução de Riscos e Aumento de Vida Útil de Estruturas de Concreto, ou simplesmente "Programa Edificação + Segura", entre eles o eng. Thomas Carmona, estiveram reunidos em 8 de fevereiro de 2017, na sede nacional da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), em São Paulo/SP.

O programa foi criado em 2012 pela ABECE, ALCONPAT BRASIL e IBRACON visando desenvolver e implementar ações de capacitação, produção e difusão de conhecimento entre todos os agentes da cadeia produtiva da construção para reduzir riscos de colapso, de ocorrência de manifestações patológicas e a identificarão precoce, quando esta ocorrer, em estruturas de concreto.

 O curso Capacitação em Inspeção de Estruturas de Concreto, primeiro com conteúdo voltado exclusivamente para capacitar profissionais de engenharia e arquitetura para atuarem como inspetores de estruturas de concreto de edificações em uso (residenciais, comerciais, institucionais etc.), é uma das ações do Programa e já formou diversas turmas. O eng. Thomas Carmona é o responsável pela disciplina do módulo 4 “Conceitos de Reforço de Estruturas”.