A palestra sobre o desenvolvimento de Recomendação ABECE para projeto de fixações com chumbadores químicos proferida pelo eng. Tiago G. Carmona, diretor da Carmona Soluções de Engenharia, encerrou a programação do ENECE 2018 - 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, evento promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) no dia 25 de outubro de 2018, em São Paulo (SP).

Como coordenador do Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, constituído pela ABECE para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas), o eng. Tiago Carmona apresentou as ações e avanços que vêm sendo desenvolvidos pelo Comitê.

Demonstrando que a criação de norma nacional para projetos de fixação com chumbadores químicos em concreto representa uma evolução técnica fundamental em processos construtivos que, em algumas etapas, utilizam as fixações, o palestrante enfocou as definições de tipologias de materiais, situações recomendáveis de aplicação e rotinas de cálculo/projeto.

Foi distribuído a todos os participantes do evento, o documento Recomendação ABECE 005:2018 -  Projeto de Fixações com Chumbadores Químicos em Elementos de Concreto.

IMG_1899.JPG