O eng. Tiago Garcia Carmona, diretor da Carmona Soluções de Engenharia e diretor da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) participou, em 25 de fevereiro de 2019, na EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) da mesa-redonda “Obras-de-arte (pontes e viadutos) em São Paulo (SP).

Acompanhado por cerca de 150 participantes, entre especialistas da área de pontes e viadutos, engenheiros de estruturas, acadêmicos, técnicos do setor público e privado e estudantes, o evento foi promovido pela ABECE, pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e  pelo grupo brasileiro do IABMAS (Brazilian Group - International Association for Bridge Maintenance and Safety), o evento contou também com a participação de entidades especialmente convidadas, como a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), IABMAS (Insternational Association for Bridge Maintenance and Safety), Prefeitura do Município de São Paulo e Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva).

Com o principal objetivo de reunir este pool de entidades para a troca de informações técnicas sobre a questão da necessidade emergente da manutenção de obras-de-arte especiais (pontes, viadutos, túneis etc.), visando à divulgação de modernas estratégias de gestão das mesmas, de forma a otimizar a aplicação adequada dos recursos de conservação, a mesa-redonda contemplou palestras e debates abertos para a participação dos presentes, inclusive dos participantes que acompanharam a transmissão on-line.

No período da manhã, os palestrantes Fernando Stucchi, Eduardo Millen, Júlio Timerman falaram sobre o projeto e execução de reabilitação do Viaduto da Marginal Pinheiros, acidentes, inspeção, avaliação técnica de projetos e a questão da ética na engenharia estrutural, e normalização e os programas de inspeção e manutenção de obras-de-arte especiais, respectivamente.

Na programação da tarde, foi a vez do eng. Sergio Marques Assunção, Túlio Nogueira Bittencourt e João Vitor Aly apresentarem, respectivamente, o programa “Prazo de validade vencido” de autoria do Sinaenco, sistemas de gestão e obras-de-arte especiais”, e ações e planejamento da Prefeitura do Município de São Paulo para as obras-de-arte da cidade.

1 -20190225_085343.jpg